A diferença entre homens e mulheres dentro do mercado de trabalho sempre foi visível, mas nesses últimos tempos a mulher passou a dar prioridade ao conhecimento e a profissionalização. Porém desde o começo dos tempos a mulher foi "preparada" para os afazeres domésticos e os homens para o trabalho que fornece as condições de sobrevivência.
Nos dias de hoje, com o avanço do mundo capitalista, as mulheres tem trabalhado mais tempo fora de casa do que em tarefas domésticas, enquanto com os homens ocorre o contrário.
Todavia, o salário recebido pelas mulheres continua sendo mais baixo do que o salários dos homens, e nos últimos oito anos essa diferenças só vem aumentando, em setembro de 2011 o salário de uma mulher era correspondente a 85,3% do que ganhava um homem.
Enquanto os homens tiveram seu salário inicial médio aumentado em 41,7%, as mulheres ganharam 31,2% a mais nesses oito anos.
A mulher já entra no mercado de trabalho em "desvantagem" em relação ao homem, os homens ocupam mais facilmente cargos de direção ,mesmo com menor qualificação do que uma mulher, e ainda sim tem uma remuneração maior.
A conclusão mais provável é de que exista preconceito com relação ás mulheres no mercado de trabalho, um pensamento não machista mas masculino, algo que vem de tempos atrás, um pensamento que talvez venha a mudar...
Texto produzido/editado/revisado por: Luíza de Lara Ribeiro nº 21
Luíza,
ResponderExcluirEntendo que falta a fonte de onde você tirou esse texto, ok?
Lembre-se que control c control v não vale.
Abraços.
Prof. Christian Cardim