terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nova tecnologia permite que robôs aprendam com a experiência


Um robô equipado com uma rede neural rudimentar, parecida com o cérebro humano, é capaz de lidar com novas tarefas ao relembrar suas experiências e conhecimentos passados, pensando e agindo por si mesmo.
A descoberta demonstra a capacidade evolutiva de robôs de se adaptarem a ambientes em permanente mudança. “Até agora, os robôs, incluindo robôs industriais, só eram capazes de fazer tarefas específicas com rapidez e precisão. Se o ambiente mudava um pouco, os robôs não conseguiam mudar”, afirma Osamu Hasegawa, professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio, que está desenvolvendo o novo robô.
No vídeo abaixo, o robô usa sua inteligência artificial para servir um copo de “água” (representado por miçangas, já que água e eletrônica não se misturam tão bem) e, em seguida, é pedido que ele torne a água fria.
O que fazer? O robô espia o “cubo de gelo” em uma bandeja nas proximidades, e decide largar a garrafa que serve a água para que possa pegar o cubo de gelo e colocá-lo no vidro.
Esse novo robô é semelhante ao Bakerbot, um robô de tecnologia recente que é capaz de fazer e assar um bolo quase do zero, usando um código que lhe permite determinar onde os ingredientes estão, misturá-los e colocá-los no forno.
A equipe de Hasegawa desenvolveu um algoritmo chamado Self Organizing Incremental Neural Network (rede neural incremental auto-organizada, tradução livre), ou SOINN, para “ser” o pensamento do robô.
A rede obtém informações auditivas, visuais e sensores táteis do robô. Além disso, faz o que as pessoas fazem nos dias de hoje: fica online e conversa com outros robôs.
Por exemplo, digamos que um robô no Japão é convidado a fazer uma xícara de chá. Ele não sabe como, por isso fica online e aprende a partir de um robô em Londres como fazer uma xícara de chá perfeitamente.
Só que, como ele está no Japão, o robô sabe que o chá inglês é um pouco diferente. Com base na sua experiência passada, o robô é capaz de transferir esse conhecimento para sua situação imediata, e fazer um chá verde usando um bule de chá japonês.

Postado Por: Bruno 05, e Yago 32

Tecnologia na linha do gol

O projeto de tornar as polêmicas marcações da linha do gol mais precisas, por meio de avançada tecnologia, deu mais um passo para sair do papel. A Fifa anunciou para o mês de novembro o início dos testes com sistemas que indicam se a bola entrou ou não. Em caso de avanço nas primeiras etapas, que devem se estender até a metade de 2012, a International Board (IFAB, responsável pelas regras do esporte), que pediu mais tempo, começará a experimentar o mecanismo na prática. A Copa do Mundo do Brasil, portanto, poderia ser a pioneira no quesito.


Linha do gol tecnologia bola Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)

A pedido da International Board, entidade deve colocar o mecanismo em prática somente a partir de 2013. Copa 2014, no Brasil, seria a pioneira


Há, até lá, uma série de requisitos básicos precisam ser levados em conta, segundo publicação no site da entidade máxima do futebol. Nove empresas europeias se inscreveram para participar das provas, que serão realizadas a portas fechadas, sob muito sigilo, em estádios escolhidos pelos fornecedores, após minuciosa consulta à Fifa.
Líder do projeto no EMPA, instituto suíço de pesquisa em tecnologia e ciência de materiais, Martin Camenzind revelou alguns detalhes do que se espera do trabalho.
- É fundamental, num primeiro momento, que o sistema não indique gol no caso dos chutes que passarem por cima ou ao lado das traves (que assim cruzariam a linha de fundo) ou acertarem a rede pelo lado de fora. Mas, apesar de jogadores profissionais, como (meia inglês) David Beckham, terem uma técnica incrível na hora de chutar, é mais fácil para uma máquina do que para um atleta reproduzir os mesmos chutes repetidas vezes - disse.
Qualidade do experimento
A expectativa é de que os sistemas identifiquem 100% dos chutes dados contra a meta vazia e alcancem uma taxa de 90% nos testes completos. Nos casos em que há jogadores na frente da bola, os investigadores prepararão uma barreira de impacto de tamanho e formato semelhante ao de um goleiro, colocando-a em diferentes posições, tanto sobre a linha quanto a diferentes distâncias atrás da mesma. A seguir, uma máquina disparará bolas contra o objeto.
- Alguns de nossos testes são elaborados de tal maneira que a bola fique atrás da linha de gol durante apenas uma fração de tempo, sendo impossível ver a olho nu se ela a cruzou ou não - contou Camenzind, que, para isso, indicou que o instituto utilizará um sistema de vídeo de alta velocidade, que grava duas mil imagens por segundo.
- Faremos longas jornadas de trabalho. Mas é fascinante fazermos parte de um projeto deste tipo. Nosso trabalho exige que avaliemos uma ampla gama de materiais e sistemas. Só que normalmente ficamos no laboratório e eles é que vêm até nós - completou.
Lista de requisitos da Internacional Board:
- A tecnologia se aplica somente à linha de gol e só determina se um gol foi ou não marcado.
- O sistema deve ser preciso.
- A indicação de um gol marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em menos de um segundo.
- Um gol marcado será comunicado somente aos árbitros do jogo (por meio do cronômetro do árbitro, por vibração e por um sinal visual).

Postado por: Bruno , Yago e Ana Carolina

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

POLITICA - CORRUPÇÃO E DEMOCRACIA


Murillo de Aragão

Para Rubens Ricupero, a corrupção, que está intimamente associada ao presidencialismo de coalizão, destruirá o regime político. E este seria um processo inexorável, em seu entender. Segundo Ricupero, aqueles que enxergam a governabilidade como ligada à existência de uma maioria de parlamentares descuidariam de um aspecto básico: a confiança no regime democrático.
Ao contrário de Ricupero, não vejo a corrupção como um fator de destruição do sistema político brasileiro. Nem tampouco seus aspectos sucedâneos, como o fisiologismo, o filhotismo, o grupismo, o clientelismo, o corporativismo, entre outras mazelas de nosso país.
O DNA do sistema político nacional foi constituído para operar em bases de intenso clientelismo e dependência da sociedade civil dos entes estatais. Foi assim desde o início, com a Coroa portuguesa.
Com a expansão do Estado, a situação se agravou, uma vez que os recursos para a promoção de práticas clientelísticas se tornaram abundantes. Tal rotina tem sido comprovada pelo menos desde o Império.
Obviamente, isso não significa que o quadro não possa mudar. Nem que seja inexorável a falência do sistema político nacional a partir do vírus da corrupção, conforme vaticina Ricupero.
No entanto, o sucesso ou fracasso do sistema político brasileiro – nos dias de hoje – ainda estão vinculados ao sucesso ou fracasso do governo em assegurar alguns aspectos fundamentais para os setores mais importantes da sociedade.
Por exemplo, o que é relevante na cadeia de preocupações de uma população pobre e desigual e pouco educada: comida ou democracia? Justiça social ou controle da inflação? Distribuição de renda ou clientelismo?
No estágio atual de nossa sociedade, os valores que presidem as escolhas não são aqueles conectados com as melhores expressões da democracia. Como explicar? As razões estão, entre outros fatores, na supremacia do Estado frente aos cidadãos; na baixa qualidade do fluxo de informação no país; na baixa qualidade de nossa educação.
Assim, caso um governo – seja ele qual for – tenha condições de incentivar crescimento econômico com controle da inflação e, ainda, alavancar a redução da desigualdade, terá amplas condições de se validar por meio do processo eleitoral.
Mesmo que, para tanto, se utilize de instrumentos e práticas pouco éticas e nada democráticas.
Não é agradável acreditar que tal processo esteja em curso no Brasil e que o horizonte de mudança, ao contrário do que pensa Ricupero, está no radar. Os próximos anos serão de êxitos econômicos e de distribuição de benefícios relacionados à redução de desigualdade.
A expansão do mercado interno fará a felicidade de muitos: consumidores e trabalhadores. Assim, os melhores valores ligados à democracia não estarão sendo prioritários, mas isso não quer dizer que a sociedade – como um todo – aceite soluções autoritárias.
Portanto, nossa democracia continuará sendo -por muitos anos – um simulacro, uma fantasia, do que deve ser uma verdadeira democracia. Até o dia em que a sociedade, por conta de uma melhor educação e uma maior consciência política, cobre outros aperfeiçoamentos.

produzido por: Barbara Francine peixoto N°3
jaqueline veira de souza N°14

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

POLITICA - Lupi



O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira  que as declarações de que só sairia do cargo "abatido à bala" não são um desafio à presidente Dilma Rousseff.
Perguntado se as declarações eram um desafio a Dilma, ele afirmou: "Estou desafiando a onda de denuncismo que o Brasil virou. Eu estou desafiando a gente macular a honra das pessoas sem direito de defesa. Eu estou desafiando aqueles que mentem. Eu estou desafiando aqueles que usam da mentira um instrumento para acabar com a reputação das pessoas", disse Lupi em reunião no Plano Brasil Sem Miséria, em hotel de Brasília.
Lupi disse que a crise na pasta já está superada. Segundo ele, tudo já está "documentado, explicado e entregue à mídia". "Quem não deve, não teme", completou.

escrito e editado por:
Guilherme Daniel dos Santos Nº: 12
Vinicius Cunha Oliveira Nº 31
 Laura H.G.F.C.Bonini N°17

POLÍTICA - UMA QUASE NOVA LEI

     
Em São Paulo, clientes já não podem mais fumar em bares e restaurantes há dois anos (Foto: Arquivo/Werther Santana/Agência Estado)

Em São Paulo, clientes já não podem mais fumar em
bares e restaurantes há dois anos (Foto: Arquivo /
Werther Santana / Agência Estado)
          E mais uma vez o governo Brasileiro tenta agir de forma que os brasileiros se comportem de forma mais adequada na copa do mundo. Assim como o bem estar dos turistas, também se observa o bem estar do resto do país, em relação aos fumantes, ou melhor dos não fumantes.
Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi aprovada na terça-feira (22) e ainda será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff.
ou seja até mesmo nos "fumódromos" (locais reservados para fumantes) será extinto dos lugares públicos como restaurantes, lojas, supermercados, e vários outros estabelecimentos. Agora os fumantes terão que se conformar em fumar em áreas abertas.. nas ruas, parques, ou qualquer lugar que não seja fechado.
Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná. Com a nova legislação, passará a ser em todo território nacional.
O texto amplia ainda as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016.
A publicidade em pontos de vendas também fica proibida "com exceção apenas da exposição dos refetidos produtos nos locais de venda, portanto não haverão mais placas indicativas, e as propagandas só serão banalizando o uso da droga, e fazendo a conscientização da população.
 E com isso o imposto também vai aumentar para diminuir cada vez mais a venda do produto no Brasil:

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.


Informaçoes basiadas em :Veja tudo clicando aqui.

Texto produzido por: Laura H.G.F.C.Bonini     N°16


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Série Tecnologia em Serviços de Saúde

             Estão disponíveis para consulta os títulos da Série Tecnologia em Serviços de Saúde. Esta Série visa propiciar aos profissionais da área instrumentos práticos para o gerenciamento de riscos sanitários, contribuindo para o desenvolvimento de ações seguras e para o acesso de informações atualizadas.
Conceitua-se, fundamentalmente, em razão das inovações tecnológicas produzidas pela inteligência humana, que, embora signifiquem avanços, podem também gerar riscos à saúde, quando não gerenciadas de maneira adequada. Entende-se, assim, que a qualidade do atendimento à população está intrinsecamente relacionada à monitoração desses riscos e à sua minoração, o que requer, cada vez mais, instrumentação técnica e padronizada.
A área de Serviços de Saúde da Anvisa espera que esta Série possa efetivamente contribuir com o incessante processo de construção de um sistema de saúde seguro e de qualidade.




Texto lido e revisado por: Anna Carolina Vasconcelos 

Folclore Brasileiro

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro.

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

CurupiraAssim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

LobisomemEste mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D’águaEncontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-secoÉ uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Mula-sem-cabeçaSurgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-PererêO Saci-Pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.


Nomes:Ana Laura(Nº01); Bianca Ramos(Nº:04); Carolina Rondon(Nº:07) & Jefferson Borini(Nº:15).

Cultura


  A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.   Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.


CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.

Por: Ana Laura (Nº01); Bianca Ramos (Nº04); Carolina Rondon (Nº:07) & Jefferson Borini (Nº15)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Meio Ambiente

O vazamento de petróleo na área do campo de Frade, na Bacia de Campos, não para de aumentar. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, o vazamento ainda não foi contido e mais que dobrou de tamanho, formando agora uma mancha de 163 quilômetros quadrados. (16.300 campos de futebol)
O diretor da agência, Florival Carvalho, informou que o vazamento foi provocado pela perfuração de um poço exploratório pela empresa norte-americana Chevron. Com base nisso, o órgão regulador concluiu que a melhor alternativa para o problema é o abandono dos trabalhos no poço por parte da Chevron. “O local deverá ser cimentado”, disse Carvalho. A agência disse em um comunicado que a empresa é “totalmente responsável pela contenção do vazamento”.
A ANP e a empresa avaliam a melhor forma de executar a cimentação do poço que, apesar de ser próximo, não tem ligação com a estrutura de produção de petróleo da Chevron já em atividade em Frade, que registrou no ano passado média de produção de 50 mil barris diários de petróleo.
A Chevron já havia informado sobre a fissura nos últimos dias. “Exsudações de óleo que foram descobertas nas proximidades das operações de perfuração do Campo Frade são a fonte da mancha de óleo na superfície. As investigações sobre as causas dessas exsudações e da mancha continuam”, informou a empresa em sua última nota sobre o incidente, no domingo. Exsudação é a migração da substância, no caso o óleo, de um local para outro.
No comunicado, a Chevron descarta que a atividade de produção de petróleo no campo esteja associada ao vazamento. Mas não menciona o mesmo para a atividade exploratória. “De acordo com inspeções feitas nas instalações do campo, as atividades de produção não estão relacionados com as exsudações e a mancha, e a produção do campo foi mantida”.
Embora a Chevron afirme que o vazamento não irá afetar o ecossistemas ambientalmente sensíveis, o governo teme que baleias e outras espécies de animais marinhos possam ser atingidos

A Chevron diz:
A Chevron disse nesta terça-feira que o vazamento de óleo na área do campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ), foi aparentemente contido, no primeiro sinal de progresso nas tentativas de deter o avanço do vazamento na região. Um monitoramento da empresa americana mostrou uma "redução significativa" na quantidade de óleo que vazava numa fenda de solo oceânico, disse a empresa em comunicado.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)divulgou ontem ter concluído que a melhor alternativa para o problema é o abandono dos trabalhos no poço por parte da Chevron. O local deverá ser cimentado.
O vazamento, revelado na quinta-feira passada, jorrou um volume estimado entre 400 e 650 barris por dia no mar da região, que fica a 370 km a nordeste do Rio de Janeiro. O comunicado é o primeiro sinal de que as tentativas da empresa de conter o vazamento estão dando certo. O governo iniciou um processo contra a empresa e disse que as perfurações no local provavelmente aumentaram a pressão na região onde o poço está localizado, provocando o vazamento.
O incidente deve aumentar o escrutínio sobre as operações de segurança para perfurações na costa, num momento em que o Brasil busca explorar novas e grandes reservas e se tornar um importante exportador de petróleo.
Analistas dizem que ainda é cedo para dizer se o vazamento atrasaria a exploração de petróleo em águas profundas na região conhecida como pré-sal, que, estima-se, tenha mais de 50 bilhões de barris de petróleo. Os novos investimentos na camada do pré-sal estão estagnados devido à disputas sobre como distribuir os royalties de petróleo entre os Estados brasileiros
Texto Produzido por: Rai 34, Derick 08, Mario 23, Richard 26

Meio Ambiente

No princípio o homem se preocupava apenas com o seu bem estar, como se os recursos naturais fossem infinito. Desta forma foi evoluindo intelectualmente, e a cada dia se preocupando com suas necessidades fisiológicas que hoje reconhecemos como abrigo, alimentação, emprego, enfim as necessidades básicas de um individuo. Uma vez satisfeitas essas necessidades, já procurava algo mais, como segurança, melhores amigos, satisfação do ego e auto-realização. Este processo não tem fim. É um ciclo vicioso. Onde a vaidade fala mais alto. Com o passar dos tempos, a paisagem de um planeta natural, totalmente recoberto por árvores, rios limpos, solo perfeito foi desaparecendo, sendo substituído por um ecossistema artificial. Hoje, a cidade parece mais um ferro a vapor, liberando gases quentíssimos, principalmente nas horas de pico, quando as pessoas estão saindo do trabalho, da escola ou indo para um feriadão. Como se não bastasse destruir as florestas para satisfazer suas necessidades básicas de moradia, poluem os rios diminuindo a vazão, prejudicando o transporte fluvial e desta forma afetando a biodiversidade aquática que, a cada década, extingue algumas espécies que talvez ainda nem tenhamos conhecido e que a sua ausência influencie ainda mais o aquecimento global. O nosso planeta está se aquecendo, isto provocará eventos climáticos intensos, como secas, estiagens, vendavais inundações e outros fenômenos talvez mais catastróficos. Os efeitos do aquecimento global têm sido observados em nossas geleiras e, como consequência ainda maior o aumento do nível do mar, que também acontece devido à propriedade de expansão das moléculas de água quando aquecidas. Temos que repensar o nosso futuro, não adianta olhar para trás e chorar as águas poluídas e as árvores derrubadas. Nosso planeta já esta com uma população superior à sua capacidade natural, porem não tem mais volta. O segredo está em unirmos nossas forças e trabalharmos em prol de um desenvolvimento sustentável. Já existem trabalhos nas escolas com as crianças de hoje, que serão os homens conscientes de amanhã. Se trabalharmos a engenharia civil fazendo cidades totalmente voltadas para o meio ambiente em todos os aspectos, se preocupando com o saneamento básico, reaproveitando cada gota de água, utilizando a energia solar e principalmente construindo um asfalto semelhante às rochas magmáticas que são fortes, porém porosas, onde a água da chuva poderá se absorvida pelo solo, teremos um mundo melhor.

Texto produzido por: Rai 34, Derick 08, Richard 26, Mario 23

domingo, 20 de novembro de 2011

Tecnologia de Antigamente e de Hoje em dia

O mundo antigamente sem tecnologia era muito mais dificil.Conseguir uma repleta, ampla e rica rede de informações era dificil.Hoje em dia pode-se conseguir informações amplas e ricas atraves da internet, faciltando a comunicação e o intercambio entre culturas dentre outras coisas importantes. Antigamente o mundo era regidos mais pelas leis da natureza, hoje com a tecnologia ficou mais fácil a resolução dos problemas.
ANTIGAMENTE.
                                                       
                                                            HOJE EM DIA.

Por: Thayná Ribeiro Nº28 1ºE.M



Bolsas na Europa caem com possibilidade de contágio da dívida na Espanha e Itália



Os principais índices acionários da Europa terminaram em queda nesta terça-feira (15), refletindo mais uma vez a preocupação em torno do financiamento público dos países da região, e sem haver alívio do cenário corporativo. Nem com as notícias vindas dos Estados Unidos, Nem com os indicadores de preços menores ao produtor norte-americano e nem o avanço nas vendas do varejo foram suficientes para animar os investidores europeus. Além disso, o PIB (Produto Interno Bruto) da Zona do Euro, que avançou 0,2% entre julho e setembro, não serviu para mudar a situação da Europa.



Abaixo uma lista das bolsas da Europa:

% Var Dia
Pontos
%Var 30D
%Var Ano
 FTSE 100
-0,03
5.517
+0,93
-6,48 
 DAX 30
-0,87
5.933
-0,57
-14,19 
 CAC 40
-1,92
3.049
-5,24
-19,86 
 SMI
+0,06
5.665
-1,67
-11,98 
 IBEX 35
-1,61
8.238
-8,22
-16,45 
 FTSE MIB
-1,08
15.298
-6,09
-24,17 


Dólar sobe a R$ 1, 7720 com instabilidade na Europa

Os problemas na Europa voltaram a ditar o ritmo volátil dos mercados hoje. Diante do aumento generalizado e para níveis preocupantes do custo de rolagem da dívida de países do bloco, que expressa à desconfiança sobre os governos regionais e o temor de recessão na zona do euro, os investidores viram nos indicadores norte-americanos um pouco melhores do que o esperado algum alento para os negócios. A rejeição por aplicações de risco persistiu. Por isso, a despeito do vaivém do dólar no exterior, aqui a moeda norte-americana operou em alta o tempo todo, embora com volume financeiro ainda reduzido nesta volta de feriado no Brasil.

 Pela segunda sessão seguida, o dólar à vista fechou com alta de 0,40%, a R$ 1, 7720 no balcão - maior valor desde 21 de outubro (a R$ 1, 780). Durante o dia, oscilou 0,90%, entre a mínima de R$ 1, 7690 (+0,23%) e a máxima de R$ 1, 7850 (+1,13%). Em novembro, a divisa acumula alta de 4,60% e, no ano, +6,49%. Na BM&F, o dólar à vista terminou com ganho de 0,37%, a R$ 1, 7716.




Feito por : Oscar Lencine, Lucas Leal, Lucas Nascimento, Matheus Henrique.

sábado, 19 de novembro de 2011

tecnologia

Jobs queria criar rede de celulares usando espectro de rede Wi-Fi
Afirmação foi feita pelo investidor John Staton, que ajudou Jobs com a idéia.
'Ele queria tomar o lugar das operadoras, disse Staton.
Steve Jobs queria criar rede de celulares usando
espetro do Wi-Fi(Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Steve Jobs trabalhou por dois anos tentando descobrir como usar o espectro de redes Wi-Fi para criar uma rede de celulares, dispensando o uso das redes das operadoras. A afirmação foi feita pelo investidor da área de tecnologia John Staton, que disse que Jobs estudou o uso do recurso anos antes do lançamento do iPhone.
"Jobs queria tomar o lugar das operadoras" disse Staton durante um seminário nos Estados Unidos. "Ele e eu gastamos muito tempo falando sobre como criar uma rede de celulares usando o espectro do Wi-Fi. Isto era parte de sua visão."
Em vez de usar o recurso, a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007 com exclusividade com a operadora AT&T nos Estados Unidos. Staton disse que Jobs desistiu da ideia do espectro pouco antes do lançamento do aparelho, ainda em 2007. Entretanto, continuou tendo influência sobre as companhias, acabando com o controle total das operadoras sobre os aparelhos e serviços, afirmou Staton.
O investidor disse ainda que Jobs conseguiu entrar em áreas dominadas pelas operadoras de celular com a App Store e, com a introdução do sistema iOS 5, com o iMessage, que permite a troca de mensagens gratuitas entre os usuários dos aparelhos.
A Apple também teve que abrir mão de certos recursos em prol das operadores. Ela limitou o tamanho dos aplicativos que podem ser baixados por 3G, não ofereceu FaceTime (conversas por meio de vídeo) no iPhone e no iPad fora de redes Wi-Fi e reduziu a qualidade dos vídeos do YouTube em seus aparelhos.
texto lido e revisado por Felipe Amorim dos Santos n10 1EM