Vemos nos telejornais todos os dias notícias sobre os índices e cotações da bolsa de valores, mas afinal o que ela é e pra que serve?
As bolsas de valores são instituições que administram mercados. São centros de negociação de ações.
Uma das grandes funções da bolsa de valores é fortalecer a economia e também acaba por favorecer os indivíduos de uma sociedade e não só aqueles que possuem ações de companhias abertas.
Ela também favorece o levantamento de capital para companhias possibilitando novos investimentos e gerando novos empregos.
O ambiente da bolsa de valores é o cenário ideal para que transações aconteçam de forma transparente e clara. Assim, uma empresa pode comprar ações de outra empresa e tornar-se dona ou controladora do negócio, por exemplo.
Uma crise financeira pode levar à uma queda ou quebra do mercado.
A bolsa de valores é instável já que os valores das ações estão sempre oscilando, sendo assim o índice das ações é um bom indicador de como a economia está.
As bolsas de valores são instituições importantes para o desenvolvimento das economias e dos mercados de capitais de diversas nações. Sendo assim países com mercados desenvolvidos possuem bolsas de valores bem estruturadas.
Ultimamente com a crise que países europeus enfrentam, surgiram protestos contra o sistema financeiro.
As ações são uma reação às medidas adotadas por alguns governos na tentativa de combater a crise econômica internacional.
Em Londres, na Grã-Bretanha, mais de 250 ativistas estão acampados no jardim da Catedral de St. Paul's, situada na região central da cidade e sede do distrito financeiro.
Britânicos protestaram contra a ganância das bolsas de valores em ato público nesta segunda-feira.
Os protestos mais graves ocorreram na Itália, em Roma no último dia 15, que geraram 35 feridos, incluindo 105 policiais, e prejuízos superiores a 1 milhão de euros.
Texto produzido/editado/revisado por: Luíza de Lara Ribeiro nº 21, Marcela Tamagnini Godinho Dias nº 22 e Felipe Augusto B. Fomm nº 11
Texto produzido/editado/revisado por: Luíza de Lara Ribeiro nº 21, Marcela Tamagnini Godinho Dias nº 22 e Felipe Augusto B. Fomm nº 11
Só faltou a fonte. ótimo texto!!
ResponderExcluirProf. Christian Cardim