Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do Brasil e recentemente a primeira mulher a abrir uma assembléia da ONU. Dilma começou a militar aos seus 16 anos como simpatizante na Organização Revolucionária Marxista, mais conhecida como Polop. Essa organização era formada por estudantes simpáticos ao pensamento de Leon Trotski. Em 1967, Dilma começou a Faculdade de Ciências Econômicas, Dilma também começou militar no “Colina” (Comando de Libertação Nacional), essa organização defendia a luta armada. Na época passar de um grupo político a outro, era bem comum nos movimentos de esquerda, que atuavam durante o período da ditadura que começou com o Golpe de 1964.
Em 1969 com a ditadura a todo vapor, o movimento “colina” se uniu com o movimento VPR (Vanguarda Popular Revolucionária),nesse ano Dilma já vivia como “clandestina”, já todos que eram contra a ditadura eram considerados criminosos. Nesse mesmo ano Dilma participa do roubo do “cofre do Adhemar”, cofre do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. O roubo aconteceu no Rio de Janeiro e rendeu cerca de US$ 24 milhões de Dóllares. Dilma nega até hoje a participação no roubo, mas há pessoas que digam que ela teria até ajudado a planejar uma parte do roubo. Em 1970 Dilma é presa em São Paulo, Dilma foi condenada em 3 estados e ficou presa por 3 anos.
Depois de sair da prisão, Dilma entrou para política passou pelo PDT e logo depois entrou para o PT e lá fez conquistas e chegou a cargos que nenhuma mulher chegou antes no Brasil. Entre essas conquistas estão incluídas os cargos de Ministra de Minas e Energia em 2003 á
2005, depois ocupou o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil. Em 2010, mais exatamente dia 20 de Fevereiro Dilma se tornou umas das pessoas mais importantes do governo Lula, pois nesse dia ela foi anunciada como pré-candidata a presidência da república pelo PT. Com isso Dilma teve que se afastar do cargo de Ministra-Chefe para poder concorrer, do final de 2010, Dilma vence as eleições com aproximadamente 57% dos votos e um grande apoio de Lula.
Feito por : Oscar Lencine, Matheus Henrique, Lucas Nascimento, Lucas Leal e Lucas Ferreira
Parabéns, texto sucinto todavia esclarecedor quanto a vida pregressa de nossa presidente..
ResponderExcluirQuem postou esse texto??
ResponderExcluir