quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Adolescentes gerando crianças






A gravidez na adolescência é um assunto bastante comentado hoje em dia, mas mesmo com tantos métodos anticoncepcionais, tantas aulas sobre educação sexual, conversas entre familiares e amigos, esse assunto ainda precisa de atenção.
 Por ano, 32 mil meninas entre 10 e 14 anos têm filho
Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 partos, 27 foram em adolescentes, dando um total de 756.553, naquele ano
Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
Quando uma jovem engravida, significa uma grande perda sobre as oportunidades que ela poderia ter, e não só a ela mas ao pai dessa criança também, principalmente em relação ao mercado de trabalho e aos estudos já que eles vão precisar pensar no filho antes de qualquer coisa.
Como a jovem mãe vai ter que parar de estudar para se dedicar ao filho, quando esse filho estiver um pouco maior, ela terá que deixar com outras pessoas para que possa ao menos concluir os estudos para que consiga um emprego e sustentar o filho.

 - E o que a sociedade pode fazer para evitar esses casos?
Orientar, já que as principais causas da gravidez são o desconhecimento de métodos anticoncepcionais.
A maioria dos casos de gravidez na adolescência ocorrem nas escolas públicas, portanto o governo poderia investir em professores e sexólogos para dar palestras sobre orientação sexual e fazer com que os alunos se conscientizem.
Porque um dos maiores problemas é que mesmo com tanta informação nos dias de hoje ainda existem pessoas que não tem conhecimento dos preservativos. Por isso a maior taxa de adolescentes grávidas se encontra no nordeste, onde a educação pode ser considerada precária, falta investimento na educação.
A gravidez na adolescência é algo que choca as pessoas, afinal são crianças que fazem crianças, e, portanto elas não tem condições nem preparação para assumir tal responsabilidade, podendo afetar uma criança que ainda nem nasceu e todo o seu futuro.


Aqui tem o link de um vídeo do trailer do filme "Juno", onde uma garota de 16 anos fica grávida e...assista!


Produzido/editado/revisado por: Luíza de Lara Ribeiro nº 21 e Marcela Tamagnini Godinho Dias nº22


Bibliografia: 

Um comentário:

  1. professor, pode deixar que agente vai explorar mais o assunto, é que agente ainda não teve tempo ontem ok? beijos
    Lulu e Mamá.

    ResponderExcluir