quinta-feira, 24 de novembro de 2011

POLÍTICA - UMA QUASE NOVA LEI

     
Em São Paulo, clientes já não podem mais fumar em bares e restaurantes há dois anos (Foto: Arquivo/Werther Santana/Agência Estado)

Em São Paulo, clientes já não podem mais fumar em
bares e restaurantes há dois anos (Foto: Arquivo /
Werther Santana / Agência Estado)
          E mais uma vez o governo Brasileiro tenta agir de forma que os brasileiros se comportem de forma mais adequada na copa do mundo. Assim como o bem estar dos turistas, também se observa o bem estar do resto do país, em relação aos fumantes, ou melhor dos não fumantes.
Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi aprovada na terça-feira (22) e ainda será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff.
ou seja até mesmo nos "fumódromos" (locais reservados para fumantes) será extinto dos lugares públicos como restaurantes, lojas, supermercados, e vários outros estabelecimentos. Agora os fumantes terão que se conformar em fumar em áreas abertas.. nas ruas, parques, ou qualquer lugar que não seja fechado.
Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná. Com a nova legislação, passará a ser em todo território nacional.
O texto amplia ainda as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016.
A publicidade em pontos de vendas também fica proibida "com exceção apenas da exposição dos refetidos produtos nos locais de venda, portanto não haverão mais placas indicativas, e as propagandas só serão banalizando o uso da droga, e fazendo a conscientização da população.
 E com isso o imposto também vai aumentar para diminuir cada vez mais a venda do produto no Brasil:

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.


Informaçoes basiadas em :Veja tudo clicando aqui.

Texto produzido por: Laura H.G.F.C.Bonini     N°16


Nenhum comentário:

Postar um comentário