Na ocasião, a última turbina que faltava para o funcionamento da hidrelétrica com força máxima foi ligada. A energia, com capacidade de abastecer quatro cidades do tamanho de São Luís, é transferida da usina para uma central elétrica e, depois, percorre 160 quilômetros até a Substação da Eletronorte em Imperatriz – de onde é distribuída para outras regiões do país.
Durante a visita, Dilma Roussef lembrou que participou das primeiras discussões do projeto para a construção da hidrelétrica quando ainda era a ministra de Minas e Energia do governo Lula. Ela falou sobre as dificuldades enfrentadas para que o projeto saísse do papel, já que houve vários questionamentos sobre o impacto ambiental que um empreendimento desse porte poderia causar na região.
A presidenta disse ainda que o projeto foi todo modificado para que houvesse maior redução possível desse impacto. "Ela [a usina] foi licitada num modelo e construída em outro. Acredito que ela só foi construída porque tinha esse modelo, que tornava a construção eficaz, produtiva e, obviamente, lucrativa para os empreendedores".
Ellora Haonne / Nº: 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário