Com uma população que ultrapassa 1,2 bilhão de habitantes, mais de 200 etnias, seis religiões, dois idiomas oficiais e cerca de 400 línguas e dialetos falados no país, a Índia é o tema da exposição que o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB) apresenta até 29 de abril. A entrada é gratuita.
A exposição tem quatro andares ocupados por 350 peças. Na parte dedicada aos deuses, uma grande coleção de máscaras e esculturas explica a religiosidade do povo indiano, principalmente o hinduísmo - religião de 70% da população.
A história da Índia antiga está documentada em cem fotografias do cotidiano do povo a partir de 1840 quando surgiram as primeiras máquinas. As pessoas buscavam estúdios profissionais para registrar suas famílias. Fotógrafos clicavam prédios importantes em Calcutá, a riqueza da colônia britânica e a pobreza da zona rural.
Os cartazes de cinema de Bollywood, a bem sucedida indústria de cinema também estão na exposição. O líder político e espiritual Mahatma Gandhi marca sua trajetória na mostra. Ele conduziu a Índia à independência em 1947.
A exposição não poderia deixar de ter as vestimentas originais do casal Raj e Maia, da novela Caminho das Índias, que foram feitas com tecido indiano. O visitante também poderá conhecer o simpático "tuk-tuk", o carro de três rodas que faz as vezes de táxi nas cidades de trânsito caótico.
Conclusão: O Brasil é um país que possui cultura de todo o mundo, incluindo comidas, vestimentas, entre muitas outras coisas. Também é super importante que o povo possa conhecer a cultura de outros países, pois nos ajuda a entender melhor a história do país.
Nome: Marcelo Henrique
Fonte: www.g1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário