quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mata Atlântica perdeu 133 km² de vegetação em um ano, afirma censo

O bioma Mata Atlântica perdeu 133 km² de área em um ano no Brasil, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) e pela Fundação SOS Mata Atlântica, que analisou o período entre 2010 e 2011.
O ritmo de desmatamento caiu 57% se comparado com o período 2008 - 2010, quando o bioma perdeu ao todo 311 km².
No novo período medido, Minas Gerais liderou o desmatamento, com 63 km². A Bahia ficou na segunda posição, com desflorestamento de 46 km². Na sequência estão o vêm Mato Grosso do Sul (5,8 km²), Santa Catarina (5,6 km²), Espírito Santo (3,6 km²), São Paulo (2,1 km²) e Rio Grande do Sul (1,1 km²). Rio de Janeiro, Paraná e Goiás registraram desmatamento inferior a 1 km²
Os Estados de Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo foram avaliados parcialmente no estudo, por causa da cobertura de nuvens que prejudicou a captação de imagens por satélite. O estudo analisou dez dos 17 Estados que possuem o bioma, que representam 93% da área total de Mata Atlântica.

Conclusão:O desmatamento está sendo um grande problema para o meio ambiente, e isso vem piorando cada vez mais, e se não encontrarmos alguma solução para acabar ou para diminuir esse problema, daqui algum tempo, poderemos perder todo nosso bioma, prejudicando não só ao meio ambiente mas a nós tambem, aumentando a emissão de gases do efeito estufa.

Rafael Akira    nº: 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário