A União para a Conservação da Natureza ( UICN ) mostrou que um quarto das espécies conhecidas pelo homem estão ameaçadas de extinção. Entre estes animais, podemos destacar: o panda gigante da China, o elefante africano, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa Central, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, entre outros.
Entre as espécies vegetais, podem desaparecer do planeta as orquídeas de Chiapas, no México, e as bromélias da América e da África.
No Brasil a situação não é diferente. O tráfico de animais silvestres, as queimadas e as agressões aos ecossistemas colocaram vários animais brasileiros na triste lista dos animais em extinção. São alguns exemplos: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo-do-Pantanal, jaguatirica, lobo-guará, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro, entre outros.
No ano 2000, a revista Nature divulgou a existência de 25 locais da biodiversidade mundial que devem receber uma atenção urgente por parte das autoridades, pois são regiões que concentram um maior número de animais em vias de extinção. Entre estas regiões, a revista destacou: as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.
Conclusão
:
Infelizmente o homem tem demonstrado uma dificuldade grande em viver em
harmonia com a natureza. As espécies animais e vegetais sempre foram vítimas
da violência e degradação proporcionadas pelo ser humano. A ganância e o
desrespeito do ser humano sempre foram constantes na relação entre homem e
natureza. Temos muito a aprender com os indígenas neste aspecto. Eles
sempre souberam respeitar a natureza, pois sabem que sua existência depende
diretamente do meio ambiente. Pena que o homem branco "civilizado"
também tem ameaçado de extinção dos indígenas.
Bisao da França:

Cachorro-Vinagre:
Mono-Carvoeiro:
Tainá Pekny Gomes nº 28
Nenhum comentário:
Postar um comentário