terça-feira, 12 de junho de 2012

Violência na escola


A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
A violência nos jovens com os grupos sociais 
Um ato violento só é de fato um problema se a maioria da sociedade o considerar que  é, ou seja, se for  reconhecido como tal.
A violência é na sua maior parte protagonizada pelos jovens, que se agrupam, formando sub-culturas, habitualmente no seio do tecido urbano, adquirindo formas de vestir, agir ou pensar muito características. Os hippies, os rockers, os skinheades, entre outros são exemplos bem conhecidos de grupos excluídos  aos padrões da sociedade.
    • A busca de identidade, procurando diferenças contrárias à geração antecedente.
    • O questionar das ideias nas quais a sociedade se fundamenta na ausência das normas;
    • Os jovens possuem uma série de capacidades e de ideais para criar e canalizar ideias inovadoras que fazem mudar a ordem da realidade já existente;



Bruno Machado - n° - 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário