De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o desempenho da economia brasileira já havia sido favorável entre 2007 e 2008, quando passou da 10ª para a 9ª posição no ranking mundial, deixando para trás países como a Espanha e o Canadá. Com esse movimento, o Brasil também passou a ser a segunda maior economia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os dados copilados pela consultoria Economist Intelligence Unit mostram que os Estados Unidos se mantêm em primeiro lugar do ranking, seguido pelo Japão e China. Abaixo do Brasil, estão Espanha (em 9º lugar), Canadá (em 10º), Índia (em 11º) e Rússia (em 12º).
O Brasil vem oscilando de colocação com o passar dos anos. Após 1998, quando o país ocupou pela última vez o oitavo lugar, o posto foi perdido graças à desvalorização do real em 1999, que fez a economia do país cair para 10º lugar do ranking mundial.
Desta vez, segundo o jornal, os efeitos da crise econômica em países desenvolvidos, o real fortalecido e políticas anticíclicas bem sucedidas adotadas pelo governo foram os fatores que mais contribuíram para recuperação do país no ranking global.
Lucas Rafael Dornella de Lima Nº17
Nenhum comentário:
Postar um comentário