A Itália é famosa por sua rica cultura com artes e seus grandiosos monumentos históricos como a Torre de Pisa e o Coliseu de Roma.
As cidades italianas são de muito requinte e recebem uma diversidade de turistas todos os anos. Veneza, Milão, Roma e Florença são alguns dos destinos mais procurados pelos turistas.
Sua culinária é apreciada mundialmente e contém aromas e sabores praticamente irresistíveis como a famosa pizza, macarronadas, nhoques,risotos, sempre acompanhados de um bom vinho, escolhido a dedo para que combine com o prato oferecido.
A elegância desse povo é incontestável, que ao lado dos britânicos e franceses são considerados os mais elegantes do mundo.
Nas artes vários nomes podem ser destacados como: Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Tommaso Geraci, Maquivel (grande nome da poesia italiana).
A ópera é o gênero musical de muita apreciação, é praticamente o berço da civilização italiana. Compositores de óperas famosas como Rossini, Verdi, Puccini e intérpretes inesquecíveis como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli. Lá também são apreciados outros gêneros musicas que fazem sucesso mundial como Peppino Di Capri, Laura Pausini, Tiziano Ferro, Eros Ramazzotti, Rita Pavoni, etc.
Sua língua é considerada uma das mais românticas do mundo, e sua população também. Revestem seus seres amados de palavras carinhos, declarações e feitos recheados de paixão e entrega.
Costumes
Com no mínimo cinco refeições diárias, os italianos consomem um alimento de cada vez, dividindo-os em dois ou três pratos. No almoço e jantar é comum serem acompanhados por vinhos e pães.
Outro costume marcante é a divisão de pratos durante a semana. Na Itália, como no Brasil, é comum a existência do prato do dia. Nas sextas-feiras, dificilmente uma refeição é acompanhada por carnes vermelhas.
Devido à disposição geográfica de cada região, os costumes variam. Por exemplo, na região da calábria, ao norte e próxima ao mar Jônico e Tirreno, o consumo de Peixes é maior que o de carne.
Antes do almoço, entre às 10h e 10h30, os italianos fazem um lanchinho, o spuntino. Que pode ser um sanduíche de queijo e presunto, uma fruta ou apenas um suco natural.
Almoço (Pranzo):
O primeiro (primo piatto) são as massas, como macarrão, espaguete, lasanha, penne, entre outros.
Já no segundo (secondo piatto), são servidas as carnes, que podem ser de coelho, porco, frango, boi e peixe. Essa refeição, normalmente, vem acompanhada pela salada ou insalata -- como dizem os italianos. Esta é rica em legumes e verduras.
Para sobremesa são servidos os doces.
Para finalizar vêm as frutas e o cafezinho.
Primo Piatto (prato principal) - pode ser uma sopa de legumes ou massas.
Secondo Piatto (segundo prato) - é a vez das carnes vermelhas ou brancas. Juntamente com esse prato, é servida a salada (insalata), composta por verdura e legumes.
Frutta - pode-se servir frutas da estação ou fazer uma salada de fruta
Dolce - ao final são servidos tortas, bolos, sorvetes.
Caffè - para finalizar um típico expresso italiano
Ao contrário dos brasileiros, os italianos saboreiam um prato de cada vez
Café da Manhã (Colazione):
O café da manhã começa antes do trabalho, entre às 7h e 7h30. Composto normalmente por café, café com leite ou capuccino essa refeição é acompanhada por pães com geléia ou pães doces ou, ainda, croissant.
É a partir das 12h30 que se inicia o almoço. Essa refeição é composta por dois pratos principais.
Jantar (Cena):
Um jantar bem servido deve sair, às 20h30 e seguir basicamente sete passos:
Antepasto - para "abrir o apetite" é comum servir queijos, salames, azeitona, além de bruschettas (fatias de pão amanhecido, torrado na grelha, com alho, tomates, azeitonas, berinjelas e regados com muito azeite de oliva.).
Sites:
Giovanna Carlin . N° 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário