terça-feira, 20 de março de 2012

Conhecendo outras culturas






" Segundo o dicionário cultura é: O complexo dos padroes de comportamento, das crenças, das instituiçoes e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; civilizaçao."
Falar sobre cultura nao é falar só sobre a nossa cultura, a cultura brasileira, afinal, disso já estamos carecas de saber, nao é?! Pois aqui falaremos nada mais nada menos do que a: Cultura Mundial.
A cultura faz parte de todo povo, todo país, até mesmo em diferentes estados, cada um tem o seu.A que mais ouvimos falar talvez em escolas é a cultura americana, com seus fast-foods e seus filmes de Hollywood. Realmente, é a que mais conhecemos além da nossa é claro.Mas para variar um pouquinho vamos ver sobre Africa e China ( nada ver né, eu sei! ):


África



A Africa conhecida pelas savanas e seus desertos, os animais selvagens, elefantes, tigres, leoes, macacos... a pele negra e os dentes mais que brancos do povo africano, tem uma cultura muito rica e curiosa.A cultura africana tem uma rica tradição artística representada por uma variedade de entalhos em madeira, trabalhos em bronze e couro. 
 As artes africanas incluem esculturas, pinturas, cerâmica, máscaras cerimoniais e vestimentas religiosas. A cultura africana sempre deu ênfase na aparência das pessoas, e as jóias, colares, braceletes e anéis permaneceram como um acessório pessoal importante. De maneira similar, máscaras são feitas com desenhos elaborados e constituem parte importante da cultura africana. Máscaras são usadas em uma variedade de cerimônias e rituais.
A cultura musical africana tem grande importância mundial. Ritmos originários da África subsaariana, em particular no Oeste da África, foram transmitidos através do tráfego de escravos pelo Atlântico e resultaram em estilos musicais como o samba, blues, jazz, reggae, rap, e rock e roll.
As lendas e folclores representam a variedade de facetas sociais da cultura africana. Como em quase todas as civilizações e culturas, mitos de inundação circulam em diferentes partes da África.Por exemplo, de acordo com um mito pigmeu, Chameleon escutou um barulho estranho em uma árvore, cortou seu tronco e então de dentro dela saiu água em uma grande inundação que se espalhou por todo o mundo. O primeiro casal humano emergiu com a água.

China

 
Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.
Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos.Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.
 A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.
 A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc. 


Agora você já conhece um pouco sobre outras culturas.
No proximo post, falaremos sobre cultura inglesa e espanhola.


Tainá Pekny Gomes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário